Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
  portalveneno@hotmail.com

Portal Veneno
1
Piauí/Brasil, Quinta, 09 de setembro de 2010
BLOG DOS ESPORTES | CARROS | CIDADES | CONFIRA O CLIMA | DIVERSÃO | EMPREGOS E CONCURSOS | ENTRETERIMENTO E TV | GERAL | GIRO POLÍTICO | MUNDO | NACIONAL | NOTÍCIAS DO CEARÁ | NOTÍCIAS DO MARANHÃO | NOTÍCIAS DO PIAUÍ | SAÚDE E CIÊNCIA | BLOGS E AFINS | COLUNAS | JORNAIS
Notícias do Piauí     Notícias
Piauí tem 50% de farmácias sem farmacêutico
Terça, 09 de março de 2010 - Portal Veneno
No Piauí, 50% das farmácias e drogarias não têm farmacêuticos,
por isso são consideradas irregulares pelo Conselho Federal de Farmácia
Um levantamento do CFF (Conselho Federal de Farmácia) concluiu que, dos 83.714 estabelecimentos farmacêuticos existentes no Brasil, 17% (11.820) estão trabalhando de forma irregular, ou seja, não têm um farmacêutico de plantão conforme o exigido pela lei. Outros 4.840 são clandestinos – 5% do total – por não apresentarem registro na vigilância sanitária e em algum conselho regional de farmácia, o que também é obrigatório.

Mas 67.054 delas - 80% ao todo - são consideradas legais por terem registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e farmacêuticos de plantão. Os números são de dezembro de 2009, segundo a presidente da comissão de fiscalização do CFF, Mary Jane Limeira de Oliveira. Estão registrados no país 133.762 farmacêuticos, a maioria (78.043) com atuação no interior – enquanto isso, 55.719 trabalham nas capitais.

- Quando alguém chega com ou sem receita [na farmácia] temos a obrigação de orientar. O acesso ao remédio o consumidor tem, mas tem que ser com qualidade, senão ele toma errado ou abandona o tratamento, diz a presidente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, Raquel Rizzi.

Nordeste é a região mais problemática

O Nordeste é a região onde há o maior número de farmácias irregulares, segundo levantamento do R7 realizado com os conselhos regionais de farmácia dos 26 Estados brasileiros mais o Distrito Federal, entre 22 de fevereiro e 5 de março. Destes, oito Estados não responderam. O campeão é o Piauí, onde 50% das farmácias e drogarias não têm farmacêuticos, num total de 447 irregulares para 894 estabelecimentos. Na segunda colocação está o Maranhão, com 36% das farmácias e drogarias irregulares. No Ceará os estabelecimentos sem farmacêuticos chegam a 31%. Em quarto lugar está o Pará onde 25,6% das farmácias também foram consideradas irregulares.



Confira também
Entenda a função do farmacêutico

TRF nega recurso da Anvisa contra farmácias
Pernambuco e Mato Grosso empatam na quinta colocação com 20% de farmácias irregulares em cada Estado. São seguidos do Tocantins, que tem 16,18% e Roraima (15,45%). Goiás fica em oitavo lugar com 13,6%, à frente da Bahia (10,4%).

No Estado de São Paulo, que tem o maior número de estabelecimentos farmacêuticos do Brasil (15 mil), a irregularidade chega a 10%.

Os Estados com as taxas mais baixas do problema estão Sul e Sudeste do país. No Paraná, apenas 5% das farmácias não têm farmacêuticos. Em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul os índices são ainda menores, com 3,6% e 3,7%, respectivamente.

Segundo o presidente da Comissão de Saúde Pública do CFF, Valmir de Santi, a falta de profissionais em algumas regiões do país deve ser suprida ao longo dos anos com o crescimento no número dos cursos de graduação em farmácia.

- Em média 10 mil pessoas se formam em farmácia por ano. Esperamos que daqui uns três, quatro anos, Estados pequenos recebem estes profissionais.

 
 
09/09/2010 - 11:16h
Presidente do TRE quer nomes de ‘compradores de votos’ no PI
08/09/2010 - 16:12h
Sociedade monsenhor gilense debate temas ambientais
08/09/2010 - 16:10h
Ponto de Cultura é premiado com kits multimídias em São João do Piauí
08/09/2010 - 16:09h
Festa do Bode em Batalha já tem data marcada para acontecer
08/09/2010 - 14:49h
Bandidos acorrentam porta de delegacia e assaltam BB no Piauí
08/09/2010 - 12:47h
Secretário da Receita de FHC diz que gestão Lula politizou órgão
08/09/2010 - 09:35h
João Vicente Claudino participa de Carroçada no Mafrense em Teresina
08/09/2010 - 09:33h
Ônibus atropela duas pessoas e uma morre na av. João XXIII
08/09/2010 - 09:32h
Elmano Férrer reivindica verba para galerias e habitação em Brasília
08/09/2010 - 09:31h
Heráclito Fortes e Marcelo Castro participam de desfile cívico em Picos
 

publicidade
eee
1
1
we
1


Av. Felismino Wesser, 5353 Bairro: Mirante dos Morros. Teresina - PI Cep: 64.062.050 Fone: (86) 3235-1449 Cel: (86) 9978-0123
2000-2009 www.portalveneno.com.br © Todos os direitos reservados. Política de privacidade